sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Abrir horizontes

A verdade é que não costumo visitar exposições sem ser através de visitas de estudo (que cada vez são menos, diguemos de passagem). É a verdade, e não me orgulho dela. Esse é o ponto de partida: Reconhecer e contrariar.

Fomos as três de manhãzinha a Lisboa para visitar duas exposições que estão a decorrer na gulbenkian: pequeno-almoço sobre cartolina, de Jorge Varanda e Entre de Antoni Muntadas. Acabámos também por ver a exposição permanente do centro de arte moderna (abaixo, respectivamente)








Jorge Varanda, à semelhança de Cesário Verde, é um artista repórter do quotidiano. A nível de conteúdo, dá especial atenção aos pormenores que nos rodeiam, mas a leitura das suas obras, na generalidade, só nos é legível avaliando o todo, o conjunto. Outro dos aspetos que se destacam no seu trabalho é o recurso às 3 dimensões, o que confere autenticidade e dinâmica às suas obras e que advém, certamente, da sua experiência em animação e cinematografia.
Foi uma exposição que apreciei bastante e cujo efeito estético me fascinou particularmente.

(eu sei, a qualidade das fotografias está um nojo, mas sem flash, o meu brinquedo fica sem capacidades para fazer melhor...)


Este foi o almoço de uma das chicas, o meu não fotografámos, para mal dos meus pecados :s

Entretanto a barriguita começou a dar horas e fomos procurar um restaurante assim po baratucho e que tivesse bom aspecto para almoçar (fora de questão irmos parar ao El corte Inglés!). Encontrámos um italiano, Piccolo Napoli (só sei como se chama porque trouxe um cartãozinho, caso o convença a levar-me a jantar lá um dia destes), onde comi uma massa da qual desconheço o nome, com uns ingredientes esquisitos -esta sou eu com a mania que quero experimentar coisas diferentes (minimamente, sim! porque sou uma ignorante no que toca a culinária). Mas soube mesmo bem e divertimo-nos imenso. 
(Nas entrelinhas, aproveitei para fotografar os jardins, que são lindos e dignos de não serem esquecidos)






Depois de um coffee bom, passámos à proxima exposição (foi aqui que descobrimos que, afinal, a exposição de tinhamos visto anteriormente não era gratuita.)  Relatados por fotografias, eram-nos apresentados estudos acerca das diferentes formas de captar o mundo através dos sentidos, onde se apelava à sensibilidade através de jogos didáticos. A meu ver, o objetivo era criar uma ligação entre os 5 sentidos e os 4 elementos da natureza. Um trabalho sublime como introdução à exposição, que completou a visão que tenho do mundo.

Hoje já me sinto um bocadinho menos ignorante e um bocadinho mais completa e realizada. Hoje foi um dia bom, que soube bem do principio ao fim. Porque o partilhei com quem vale a pena partilhar tudo e porque ajuda a que o meu caminho fique cada vez mais nítido. É isto que quero fazer um dia.

Porque para mim...

Sem comentários:

Enviar um comentário