segunda-feira, 16 de julho de 2012



"[...]- Achas que o amor que sinto por ti é igual ao que sentes por mim?
-Como assim?
-Bem, de certeza que as tuas imagens e recordações se centram mais em mim do que em ti próprio, ao passo que eu só te vejo a ti e só te sinto a ti e só te falo a ti. E, por seres homem, com a sensibilidade e o corpo de um homem, não tens sensações diferentes das minhas e portanto recordações diferentes?
-Todos os amantes procuram a ilusão de uma identidade única- responde ele- Mas tens razão. Uma ligação amorosa passa-se quase toda na imaginação.
-Passa?- pergunta ela.
-Claro, há os momentos em que estamos juntos- diz ele.-Quando exprimimos o nosso amor um pelo outro. . Mas não se limitarão estes episódios a alimentar a amante verdadeira e voraz que é a imaginação, criatura independente e com vida própria? De forma que o amor não é apenas a soma de doces saudações, despedidas dolorosas, beijos e abraços, mas é mais feito da recordação do que aconteceu e do imaginar do que está para vir.
-Mas se isso fosse verdade- diz ela-, então não seria necessário estarmos fisicamente juntos. Podíamos imaginar e chegava. E não nos afligir com a possibilidade de sermos apanhados, nem de ferir outras pessoas.
-Pois. Bem...- diz ele- a imaginação tem de ser alimentada. tem de ter alguma coisa em que basear as suas recordações. No princípio, quando nos encontrávamos, costumava espantar-me por nunca começarmos exactamente onde tínhamos ficado, parecendo antes que tínhamos avançado para outro nível e depois para outro. A mente é intoleravelmente impaciente. É capaz de imaginar a totalidade de uma ligação amorosa num instante."
Praia do destino, Anita Shreve








Também acho, o amor é feito de recordações, até porque só deixamos de amar alguém quando possuímos melhores recordações de outra pessoa. E a paixão... é a sedução, o poder da imaginação. Quando não é alimentada com recordações que a saciem, beu beu.
Este livro está a ser fascinante. Ainda não o acabei, mas a vontade de ler mais e mais aumenta de página para página. Recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário